quarta-feira, 24 de abril de 2013

Amanhã (25/4) - Macajuba, Iaçú e Rafael Jambeiro receberão Retroescavadeira - PAC2

Retroescavadeiras vão mudar a realidade das estradas em Territórios baianos


Retroescavadeiras vão mudar a realidade das estradas em Territórios baianos

Foto: Andrea Farias/MDA


A produção agrícola de 20 municípios do Semiárido baiano, com até 50 mil habitantes, ganhará um incentivo nesta quinta-feira (25). O estímulo virá das retroescavadeiras doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para reestruturar as estradas vicinais utilizadas pelos mais de 34 mil agricultores familiares da região e, também, construir reservatórios de água.

A iniciativa aumentará a comercialização dos produtos rurais, proporcionando o desenvolvimento sustentável local. Os municípios contemplados, que concentram mais de 225 mil pessoas vivendo na área rural, foram selecionados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. A cerimônia de entrega será realizada no Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), em Feira de Santana, a menos de 120 quilômetros da capital Salvador.

PAC 2 Bahia
Para adquirir os equipamentos, o MDA investiu a quantia de quase R$ 3,5 milhões. Se somadas às 91 máquinas entregues aos municípios baianos no ano de 2012, pela pasta, o investimento ultrapassa a quantia de R$ 19 milhões.
Os municípios baianos em situação de emergência receberão ainda uma motoniveladora e um caminhão-caçamba, conforme anunciado recentemente pela presidenta Dilma Roussef.

Territórios
Cinco dos municípios beneficiados com esta entrega estão nas áreas de abrangência dos Territórios da Cidadania do Velho Chico, do Sisal e do Irecê. O restante está distribuído em oito Territórios da Identidade do estado. Para o integrante da coordenação responsável pelo Território do Sisal, Urbano Oliveira, a disposição das máquinas para os municípios do Semiárido baiano mudará a realidade dos agricultores familiares.
“O uso da retroescavadeira poderá amenizar em até 70% os problemas enfrentados pelos produtores familiares no período da seca, pois possibilitará a construção e a manutenção de barreiros para armazenamento de água”, revela. Urbano Oliveira explica que a produção agrícola da região é muito diversificada. “Há propriedades rurais que plantam mandioca, feijão e milho, além do próprio sisal, e há outras que se dedicam à criação de animais, como caprinos e ovinos.”

Prefeituras
Todas as retroescavadeiras doadas serão administradas pelas próprias prefeituras. Em Cansanção, a 340 quilômetros de Salvador, o prefeito Ranulfo da Silva Gomes assegura que o equipamento irá para as rodovias assim que chegar. “Essa será a primeira retroescavadeira do município. O motorista que irá operar o equipamento já está até preparado. Vamos usá-lo conjuntamente com nosso caminhão caçamba para reconstruir e manter as estradas e para limpar as barragens usadas pelos agricultores familiares para armazenar água”, reforça.
Segundo o prefeito, o equipamento atenderá aproximadamente seis mil agricultores familiares, que sofrem com a falta de chuva na região. “Os agricultores daqui estão sofrendo com a falta de chuva. Vamos nos organizar para dar condições para eles voltarem a plantar como antes.” De acordo com Ranulfo Gomes, antes da seca o município se destacava na produção de mandioca, feijão, milho e sisal – planta muito comum em regiões semiáridas.

Relação dos 20 municípios contemplados:
 
Município do Território da Cidadania do Velho Chico
Barra
 
Municípios do Território da Cidadania do Sisal
Cansanção
Itiúba
 
Municípios do Território da Cidadania do Irecê
Mulungu do Morro
Nordestina
 
Municípios do Território de Identidade do Sudoeste (anteriormente conhecido como Território de Vitória da Conquista)
Anagé
Bom Jesus da Serra
Caetanos
Mirante
 
Municípios do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru
Andorinha
Filadélfia
Pindobaçu
 
Municípios do Território de Identidade do Médio Rio de Contas
Boa Nova
 
Municípios do Território de Identidade do Oeste Baiano
Buritirama
 
Municípios do Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu
Iaçu
Macajuba
Rafael Jambeiro

 
Municípios do Território de Identidade do Médio Rio das Contas
Manoel Vitorino
 
Municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá
Planaltino
 
Municípios do Território de Identidade do Piemonte de Diamantina
Várzea Nova
 
Serviço
Solenidade de entrega de retroescavadeiras para municípios da Bahia
Data: 25 de abril (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), situado na Rodovia BR 116, km 2, Novo Horizonte – Feira de Santana (BA).
Por: Josete Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário