quarta-feira, 8 de junho de 2011

Oficina: Teatro do Oprimido, Itaberaba-BA - 13 e 14 de maio


Izabel Freitas (verde) Curinga e o Grupo

          Realizado o 1º Módulo, nos dias 13 e 14 desse mês de Março, a Oficina que compartilha o vasto Teatro do Oprimido em Itaberaba. Ministrado pela Curinga e Multiplicadora: Izabel Freitas, genial interprete, pessoa e profissional no assunto.
       
         Para melhor entendermos o Teatro do Oprimido, torna-se necessário uma apresentação de seu criador, o dramaturgo, diretor e teórico de teatro, Augusto Boal, nascido no Rio de Janeiro em 1931, atualmente dirige centros de teatro na França e no Rio de Janeiro busca sempre lutar contra todas as formas de opressão, desenvolvendo na sua luta a favor dos explorados e oprimidos, um teatro de cunho político, libertário e transformador. 
BOAL
            O “Teatro do Oprimido”é um método teatral que reúne Exercícios, Jogos, Dinamicas e Técnicas Teatrais, elaboradas pelo seu criador [Boal] e pretende transformar o espectador, que assume uma forma passiva diante do espetáculo comum em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, (espectador), passe a protagonista e transformador da ação dramática. A idéia central é que o espectador ensaie a sua própria revolução sem delegar papéis aos personagens, desta forma conscientizando-se da sua autonomia diante dos fatos cotidianos, indo em direção da sua real liberdade de ação, se tornando todos “espect-atores”.

 
Integrantes da Oficina



Teatro Forum dos participantes.
 

Logo, estão inseridos nesse, outros aspectos teatrais, como o Teatro-Jornal, a Leitura Simples, a Leitura Cruzada e Complementar, a Leitura com ritmo, a Ação Paralela, o Improviso, o Reforço, a Concreção da Imagem ou Abstração, o Texto fora do contexto e por ultimo e mais usados o Teatro-Imagem e Teatro-Forum.



1ª encenação - Teatro Imagem




2ª encenação - Teatro Imagem

por Rone Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário