segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estudantes americanos conhecem cultura étnico-afro da Bahia

           Um grupo de estudantes americanos, que desembarcou na segunda-feira (6) na capital baiana, está conhecendo a cultura étnico-afro da Bahia. São 23 alunos da instituição Fulton, localizada na cidade de Atlanta, capital da Geórgia, Estados Unidos, e permanecem em Salvador até quinta-feira (9).
           A visita ao Brasil, que incluiu apenas a Bahia e o Rio de Janeiro no roteiro, faz parte do programa governamental chamado Fulton County Global Youth Leadership, possibilitando aos jovens a troca de experiências culturais e conhecer a política local.
           “Queremos formar uma nova geração de jovens e, para isso, nada melhor do que manter contato com outros países para conhecer culturas distintas”, disse o presidente do Conselho da Região Metropolitana de Atlanta, John Eaves, que acompanha o grupo.
            A escolha da Bahia para a visita é fruto de uma parceria, iniciada no ano passado entre o Consulado Geral de Atlanta, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e a Bahiatursa, com o objetivo de promover o estado para os americanos e fomentar o turismo étnico.
          “Criamos um roteiro para que eles conheçam um pouco da gastronomia, da música e da dança. É uma missão importante, pois se trata de um grupo de jovens multiplicadores de opinião”, pontuou o coordenador de Turismo Étnico da Bahiatursa, Billy Arquimimo.
           Ainda na segunda, os estudantes conheceram o Museu Carlos Costa Pinto e assistiram a uma apresentação da banda feminina Didá, no Pelourinho. Nesta terça-feira (7), o grupo visitou a sede do bloco Ilê Aiyê e voltou ao Centro Histórico para conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado.
          “Eu estou super animada e encantada com Salvador. Já deu para perceber que coisas maravilhosas nos esperam durante estes dias. Quero tirar muitas fotos para compartilhar com quem não tem a oportunidade de vir”, disse a estudante Kianna Shields, 16.
           John Eaves aproveita a passagem por Salvador para participar de reuniões com diversos setores do governo a fim de discutir possibilidades de cooperação entre os dois estados.

comunicacao.ba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário