terça-feira, 17 de julho de 2012

Acesso de qualidade (sdt/mda)


MDA apresenta nova versão do Sistema de Informações Territoriais
As melhorias na ferramenta elaborada pelo MDA, segundo José Tosato, chefe de gabinete da SDT, permitirão o acesso aos dados também por território e não apenas por município.

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário:

Saiba mais

Agromensagens democratiza informação de mercados agrícolas
RS lança Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial
SIC é opção para quem busca informações sobre o Mapa
Alerta Geada do Iapar será emitido por meio de torpedo no celular
Começa nesta segunda-feira o serviço Alerta Geada do Iapar


Reunir, em um só lugar, informações que auxiliem na proposição e acompanhamento de ações. Com este objetivo foi apresentada à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), nesta quarta-feira, 11, a nova versão do Sistema de Informações Territoriais (SIT). As melhorias na ferramenta elaborada pelo MDA, segundo José Tosato, chefe de gabinete da SDT, permitirão o acesso aos dados também por território e não apenas por município.


“Apresentamos agora a terceira versão, muito mais dinâmica, com dados que podem ser comparados por séries históricas, regiões, estados ou grupos de territórios”, destacou Tosato. Por meio da Pesquisa Avançada, por exemplo, podem ser gerados gráficos e tabelas que subsidiarão exercícios de planejamento e gestão nos territórios, a partir de uma base de informações com mais de 400 variáveis de diferentes dimensões do desenvolvimento.


O SIT disponibiliza, ainda, com simples acesso ao território de interesse, informações básicas e avançadas, tais como: municípios que integram o território; população urbana e rural; número de estabelecimentos da agricultura familiar e de assentamentos; dados sobre a população em extrema pobreza; documento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS); e mapas em formato jpg; entre outras.


Conforme explicou Kayton Ávila, especialista em Tecnologias da Informações e Comunicação, o usuário poderá ter acesso a uma série de documentos relacionados com os territórios, como informações coletadas pelas Células de Acompanhamento e Informação ou dados de políticas executadas pelo MDA como o Crédito Fundiário. A interação com dados e sistemas de todas as secretarias do ministério foi um dos pontos positivos ressaltados pelos participantes do encontro. “Essa integração com ações de outras áreas nos permite um maior sentimento de pertencimento ao MDA como um todo, amplo conhecimento de todas as políticas do ministério e uma agilidade maior na execução dos trabalhos”, afirmou Marília Mattos, consultora da SDT.


O Sistema de Informação Territorial

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o SIT, desde o início de sua gestão, tem o propósito de apresentar dados dos territórios rurais e da cidadania gerados a partir de bases de dados oficiais disponibilizadas por diferentes órgãos federais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e o Ministério da Educação, entre outros.
O acesso ao sistema se dá por meio do site da SDT ou pelo link http://sit.mda.gov.br . Tosato explica que o SIT foi sendo aprimorado a partir da experiência acumulada em nove anos de execução do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat).

Pronat

O Pronat é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário que tem como objetivo promover, planejar e implementar a autogestão do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e o fortalecimento e dinamização de sua economia.

Território rural

Território rural é um espaço geograficamente definido que abrange municípios com características ambientais, econômicas, sociais, culturais e políticas semelhantes.

Territórios da Cidadania 

O Programa Territórios da Cidadania, lançado em 2008 pelo governo federal, tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Ações relacionadas ao desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, à saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura, e ações fundiárias estão sendo articuladas nesses Territórios com participação social e a integração entre governos federal, estaduais e municipais.

Células de acompanhamento 

As células de acompanhamento e informação são unidades operacionais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial que fazem trabalhos de coleta, registro e análise de informações sobre os territórios rurais, além de apoiar a gestão dos colegiados territoriais.

As universidades participantes do estudo, realizado em parceria pela SDT/MDA/CNPq, são responsáveis por 27 projetos de pesquisa e extensão, que beneficiarão 37 territórios rurais, espalhados em 607 municípios de todo o país.
Os trabalhos iniciados em agosto de 2010 seguem até 2013.

Leia mais Notícias de Informação


Marília Mattos
Contato BSB: (61) 8275 - 0525
Contato  BA:  (71) 9948 - 6240 // 8701 - 5851

From: SEPLAN
Por: Josete Sampaio         

Nenhum comentário:

Postar um comentário