sábado, 21 de abril de 2012

Gestão ambiental é tema debate no Território Piemonte do Paraguaçu

Promover discussões sobre o meio ambiente e recursos hídricos em todos os territórios de identidade da Bahia para formular políticas públicas e fortalecer a gestão ambiental municipal. Este é apenas um dos objetivos da Conferência Territorial do Meio Ambiente. Promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira (19), no município de Ruy Barbosa, o evento teve a participação de 110 inscritos e cerca de 50 ouvintes, que representaram os 13 municípios que compõem o Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu.

diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Deama) da Sema, Kitty Tavares, que representou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria, que estimula a participação população no debate das questões ambientais. “Essa é a melhor forma de entender como está a questão ambiental nos municípios, ouvindo a sociedade. A função da Conferência é justamente essa. Também serve para difundir os vários planos e instrumentos de meio ambiente, os colegiados ambientais, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) e, principalmente, o programa Gestão Ambiental Compartilhada, que é uma ação prioritária do Governo”.  

“É no município que as coisas acontecem, é onde conhecemos os problemas e apontamos soluções. Espero que, desse conjunto de municípios que participaram do encontro, saiam propostas efetivas, que venham a agregar soluções para o nosso Território, principalmente na questão hídrica, que é onde enfrentamos problemas. Precisamos discutir isso com a sociedade e demais entes para construir políticas públicas que dizem respeito ao meio ambiente, sem esquecer da participação das prefeituras para fortalecer a gestão ambiental municipal”, avaliou o secretário do Meio Ambiente de Ruy Barbosa, Artur Francelino.

A agente de Desenvolvimento Territorial da Secretaria do Planejamento (Seplan), Josete Sampaio, falou sobre os problemas enfrentados pelo semiárido e a integração das políticas de meio ambiente e de recursos hídricos, que trará benefícios para todo o estado. “É muito importante essa iniciativa, principalmente por estarmos na região do semiárido. As práticas que as comunidades vêm utilizando ao longo da história, às vezes, não leva em consideração que estamos no semiárido, que somos atingidos pela seca. Com isso, importamos práticas de outras regiões, que podem degradar o bioma.”, avaliou. 

Histórico - É um espaço voltado à participação da sociedade, no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. A Conferência de Meio Ambiente teve início, em outubro de 2011, com os encontros municipais, seguidos de etapas territoriais, iniciada no Portal do Sertão, em Feira de Santana, e segue pelos demais territórios. O processo será finalizado no encontro Estadual, que será realizada em julho, em Salvador

Por: Josete Sampaio
Fonte:http://intranet.meioambiente.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário