sexta-feira, 16 de maio de 2014

6 e 7/05 - Conferência territorial de Economia Solidária - TI Piemonte do Paraguaçu

Nos dias 06 e 07 de maio, o Plano Nacional de Economia Solidária foi discutido na Conferência Territorial de Economia Solidária, que reuniu representantes dos municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, no Centro Técnico Profissional Piemonte do Paraguaçu I - CETEP I, em Itaberaba. O evento foi promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).


A abertura da conferência contou com uma mesa composta por representações do colegiado territorial: Sra. Railda O. Santana, Sr. Roosevelt de Abreu, Sra. Laurita Gomes de Jesus, a Sra. Maria Sueli Matos (Itaberaba) , Sr. Arthur Francelino(Ruy Brabosa), Sta. Cristiane Vilas Boas(Itatim), SEPLAN-BA (Josete Sampaio-ADT) e Sra. Albine Piau, representante da SETRE, tendo estes ressaltado  a importância do debate, no território, na construção do Plano Nacional de Economia Solidária, desejando um excelente trabalho a todos os presentes. 

Na sequencia, a SETRE apresentou toda a metodologia e informações necessárias para o trabalho, leu o regimento interno e os grupos foram divididos. Subsequentemente, apresentaram as sugestões em plenária para votação e discussão final. Após as apresentações, os delegados foram eleitos, foi aprovado um documento com as sugestões finais para a 3ª Conferência Estadual, marcada para os próximos dias 21 e 23, em Salvador, além da formação de uma comissão que irá conduzir a execução do plano de economia solidária do Território Piemonte do Paraguaçu.

Tema nacional

Este ano, os encontros territoriais trazem o mesmo temo da 3ª Conferência Nacional (3ª Conaes): “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”. O encontro nacional será realizado em novembro, em Brasília.

A partir desse tema, as conferências desenvolvem formas de articular e integrar as diferentes políticas públicas, que abrangem a economia solidária seguindo os eixos: Contextualização; Objetivos e Estratégias; e Linhas de Ação e Diretrizes Operacionais.


















Por: Josete Sampaio 
Foto: Eliseusa M. F da Silva(colegiado territorial - Ruy Barbosa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário