quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

I Seminário de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu é realizado na UNEB - Itaberaba

O I Seminário de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu foi realizado no auditório da UNEB, campus de Itaberaba, em 19 de fevereiro. O evento foi realizado pelo colegiado territorial em parceria com a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia(SEPLAN), com apoio do Território do Recôncavo, tendo como mesa de abertura a participação do Deputado Estadual e Relator do Projeto de Lei que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos na Bahia, Marcelino Galo, do Reitor da UFRB ,Paulo Gabriel Nacif, da Deputada Estadual Fátima Nunes, do Prefeito do município de Santa Terezinha, Sr. Ailton Oliveira, da representante da coordenação territorial, Sra. Railda de Oliveira Santana, do coordenador da câmara territorial de meio ambiente, Sr. Arthur Francelino, do coordenador de meio ambiente de Itaberaba, Sr. Roosevelt de Abreu e do representante da Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia - ASCOSEBA, Sr. Jorge Adriano, tendo como pontos das suas falas de saudação, a importância da realização deste seminário no território, bem como da participação de todos os gestores municipais nestas discussões territoriais, que apontam para o desenvolvimento social do território Piemonte do Paraguaçu.

Atendendo à programação do evento, foram realizadas palestras, onde o Deputado Estadual Marcelino Galo, apresentou os principais aspectos da lei que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos na Bahia, reforçando a necessidade de conhecê-la e fazer com que venha a ser cumprida suas normas, assegurando, assim, a eficácia de uma política ambiental que atenda a todos os âmbitos da sociedade, além de destacar os cuidados e exigências da implantação dos planos integrados de resíduos sólidos municipais, zelando pelo cuidado de não transformar os aterros em lixões, tendo um olhar cuidadoso, também, voltado para os catadores, que precisam se organizar; reforçando a responsabilidade de fazer cumpri a lei.

O Reitor da UFRB, Dr. Paulo Gabriel, explana o programa  de Território de Identidade, explicando a importância desta organização no crescimento conjunto dos municípios; aponta os avanços das universidades no Estado da Bahia; ressalta a importância de sabermos quais os resíduos que a sociedade está gerando nas sedes e principalmente na zona rural, o que facilita e contribui para a educação ambiental, visando a redução e reciclagem do que é produzido, além de reforçar o prazo de agosto de 2014, para e eliminação dos lixões e a implantação de aterros sanitário. 
Sua falta, também, pontua a coleta seletiva e uma análise a respeito das ações dos seres humanos em relação ao meio ambiente, refletindo sobre o merecimento da utilização do termo Homos Sapiens. 

O palestrante Rooservelt de Abreu Bastos, coordenador de meio ambiente de Itaberaba, expôs a situação real do lixão da cidade, esclarecendo que há uma preocupação com o mesmo, havendo iniciativa para a implantação de associação de catadores, havendo uma lista cadastral dos catadores no município.
Seu discurso contou com a participação do Sr. Fernando Dutra, que ressaltou a necessidade de uma mudança no padrão de consumo da sociedade.

O Sr. Jorge Adriano, da ASCOSEBA, aponta os cuidados que se deve ter na criação de associações para que as mesmas tenham conhecimento e eficácia em sua atuação, descrevendo ações já realizadas pela ASCOCEBA, como a fábrica de vassouras PET, aterros, ações de reeducação ambiental, através de associações ativas,  tendo como principal objetivo e finalidade a educação ambiental, formando parceria com escolas e comunidade, trabalhando a coleta seletiva e ações de prevenção ao meio ambiente, contribuindo na sua fala o promotor de justiça/coordenador do núcleo do Rio Paraguaçu, Dr. Thyego de Oliveira Matos, que pontua o compromisso deste órgão em relação ao tema abordado.

No evento, também, houve a participação do Sr. Salvador Roger (Diretor Presidente do Conselho Diretor da Fundação Paraguaçu), que divulgou o convite para a reunião da comissão organizadora do fundo Agro Florestal, que ocorrerá no dia 26/02/2014, às 14:00h, no Auditório do Polo Embasa - Itaberaba, ressaltando o objetivo de juntos plantarem 1.0 milhão de árvores e de membros do colegiado ( Sr. Edilson Santos Silva - Marujo, presidente da ACPOBA e o Sr. Edimário Batista, presidente da UMESA), que ressaltaram a relevância do evento e a necessidade da conscientização da comunidade e dos gestores na aplicação da lei de resíduos sólidos de forma eficiente.

O Seminário foi encerrado pela Deputada Estadual Fátima Nunes, que brilhantemente ressaltou a responsabilidade e compromisso social de toda a sociedade por um meio ambiente sustentável.

Fotos: 



































Fonte auxiliar: Anotações da secretaria de meio ambiente de Itaberaba.

Por: Josete Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário