segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

'FALA PIEMONTE DO PARAGUAÇÚ' É INAUGURADO NA CAPIVARI FM - MACAJUBA/BA

Nesta segunda-feira, 27/01, foi inaugurado o espaço 'Fala Piemonte do Paraguaçú' na Rádio Comunitária de Macajuba - Capivari FM, apresentado pela Agente de Desenvolvimento Territorial (SEPLAN-BA), Josete Sampaio.

Ao longo do programa, que teve duração de 50 minutos, a apresentadora levou  ao conhecimento dos ouvintes as ações que vem sendo desenvolvidas,  divulgou o I Seminário de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, que acontecerá em 19/02, na UNEB - Itaberaba, com as participações do Dep. Marcelino Galo e do Reitor da UFRB(Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif,  convidado  a todos(as) para fazerem suas inscrições e articularem o transporte com os representantes do município de Macajuba no comitê gestor territorial ( Sociedade Civil: Max S. Gomes - Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Carmelita D. Moreira - Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Poder Público: Marcelo R. Santos - Coordenação Municipal de Agricultura e Ana Alice S. Santos - Secretaria de Ação Social).

Além disso, esclareceu os conceitos de Política de Desenvolvimento Territorial; como os territórios estão divididos na Bahia e objetivo, evidenciando a  importância da  participação das entidades da  sociedade civil e poder  público no  colegiado territorial, focando, neste momento, o Território Piemonte do Paraguaçú, que é composto pelos municípios: Rafael Jambeiro, Santa Terezinha, Itatim, Iaçú, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Ibiquera, Lajedinho, Ruy Barbosa, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá, sendo:

O que é Política de Desenvolvimento Territorial?
É uma estratégia para consolidar uma gestão pública democrática e participativa na Bahia. Através dos Territórios de Identidade, a sociedade civil e os poderes públicos podem atuar conjuntamente para garantir eficiência na execução das políticas públicas.

O que é Território?
Um Território é como se fosse uma região do estado, e reúne alguns municípios de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos. Hoje, a Bahia está dividida em 27 territórios. Eles são as unidades de planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas.

O que é Colegiado?
Os Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (Codeter) são agrupamentos que representam o Território de Identidade. São compostos por representações de entidades da sociedade civil e dos poderes públicos presentes em cada um dos Territórios. O Codeter é a cooperação dos diversos segmentos sociais e dos poderes públicos para pensar, articular e monitor as políticas públicas, com vista ao desenvolvimentos sustentável.

Ao longo do programa, a âncora, Sra. Magali, fez excelentes observações a cerca da importância de levar a informação ao cidadão, em tempo que a apresentadora reforça que cidadania se faz com compromisso e participação social, levando-se em consideração que o ser humano atua naquilo que conhece. Ou seja, o conhecimento é a chave para a transformação social.

O programa foi finalizado com os agradecimento a todos os ouvintes, convidando-os para o próximo programa a ser realizado em fevereiro, atendendo a uma organização de rodízio nos 13 municípios do território, objetivando massificar a informação.

Por: Josete Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário