quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mais de 181 mil famílias baianas vão sair da extrema pobreza


A partir de março próximo, mais de 181 mil famílias baianas sairão da extrema pobreza. O resultado, segundo a secretária interina de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Maria Moraes, decorre da medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff, este mês, estendendo a complementação de renda para os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), que ainda permaneciam em situação de pobreza extrema por não perfazerem o perfil do programa Brasil Carinhoso.

Com a iniciativa, não haverá mais no PBF família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, o que representa mais de 480 mil baianos assistidos. Todos os 417 municípios baianos são contemplados. Em dez – Sítio do Mato, Buritirama, Ibiquera, Barra, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Aporá, Macajuba, Caldeirão Grande e Nova Itarana –, os impactos serão mais positivos porque, conforme o Censo/2010, mais de 40% de sua população está nessa condição.

"O desafio posto para o Estado e os municípios é incluir no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) todas as famílias com o perfil requerido, de forma que possamos a declarar que, em nosso estado, considerando o conceito renda per capita de R$ 70, não existem mais pessoas extremamente pobres", afirma Maria Moraes.

Busca Ativa – Ela diz ainda ser necessária a continuidade da estratégia da Busca Ativa, uma das ferramentas utilizadas para o reconhecimento e a inclusão das famílias que serão beneficiadas com as diversas ações do plano Brasil Sem Miséria.

Na Bahia, a Sedes, por intermédio da Coordenação do Programa Bolsa Família, mobilizou equipes de profissionais para intensa procura, por meio de mutirões, campanhas, palestras, atividades socioeducativas, visitas domiciliares, cruzamento de bases cadastrais e qualificação dos gestores públicos no atendimento a essas famílias.

Como resultado da ação, 81,1 mil famílias foram incluídas no CadÚnico e já recebem o Bolsa Família. "Muito já se fez para incluir as pessoas que mais necessitam, porém existe ainda número grande de extremamente pobres sem acesso à informação sobre o benefício e seus direitos como cidadãos. Por isso, é fundamental que continuemos com a Busca Ativa em todo o estado", enfatiza a coordenadora estadual do programa, Luciana Santos.

Fonte: Diário Oficial 
Salvador, Bahia · Quarta-feira
27 de Fevereiro de 2013
Ano · XCVII · No 21.076

     Por: Josete Sampaio



Nenhum comentário:

Postar um comentário